3 de fevereiro de 2010

Maitê-Quem fala o que quer, ouve...

Maitê (debochada) e suas amiguinhas idiotas globais!
Nós os brasileiros somos ridicularizados por conta de posturas de atores que geralmente emitem comentários sobre assuntos que não entendem simplesmente por se acharem "globais" e terem apoio da emissora. Ridículo! (resposta sobre comentário jocosos sobre portuguêses no programa Saia Justa)

Exma. Senhora:
Foi com indignação que vi a ‘peça cómica’ que fez em Portugal e passou no programa Saia Justa em que participa. Não que me espante que o tenha feito – está à altura da imagem que há muito tenho de si, pelo que me tem sido dado ver pelos seus desempenhos – mas sim pelo facto da TV Globo ter permitido que tal ignorância fosse para o ar.
Só para que possa, se conseguir, ficar um pouco mais esclarecida: A ‘vilazinha’ de Sintra é património da Humanidade, classificada pela UNESCO e unanimemente reconhecida como uma das mais belas e bem preservadas cidades históricas do mundo;
Em Portugal, onde existem pessoas que olham para o mouse do seu computador como se de uma capivara se tratasse, foi onde foi inventado o serviço pré-pago de telefones móveis (os celulares) – não existia nenhum no mundo que sequer se aproximasse e foi também o que inventou o sistema de passagem nas portagens (pedagios, se preferir), sem ter que parar – quando passar por alguma, sem ter que ficar na fila, lembre-se que deve isso aos portugueses.

É um dos países do Mundo com maior taxa de penetração de computadores e serviços de internet em ambiente doméstico. É o único país do mundo onde TODAS as crianças que frequentam a escola têm acesso directo a um computador (no próprio estabelecimento de ensino) – e em Portugal TODAS as crianças vão à escola.. Muitas delas até têm um computador próprio, para seu uso exclusivo, oferecido ou parcialmente financiado pelo Ministério da Educação – já ouviu falar do Magalhães? É natural que não... mas saiba que é uma criação nossa, que está a ser adquirida por outros países. Recomendo-o vivamente – é muito simples e adequado para quem tem poucos conhecimentos de informática.

Somos tão inovadores em matéria de utilização de tecnologia informática e web nas escolas, que o nosso caso foi recomendado por especialistas americanos, como exemplo a seguir, a Barack Obama, que é só o Presidente dos Estados Unidos – ao Sr. Lula da Silva tal não seria oportuno, porque ele considera que a Escola não é determinante no sucesso das pessoas (e, no Brasil, a julgar pelo próprio, tem toda a razão).

A internet à velocidade de 1 Mega, em Portugal há muito que é considerada obsoleta – eu percebo que não entenda porquê, porque no Brasil é hoje anunciada como o grande factor diferenciador a transmissão por cabo que já não nos interessa. Já estamos noutra – estamos entre os países do mundo com a rede de fibra óptica mais desenvolvida.E nesse contexto 1 Mega é mesmo uma brincadeira.
O ditador a que se refere – o Salazar – governou, infelizmente, ‘mais de 20 anos’, mas para a próxima, para ser mais precisa, diga que foram 48 (INFELIZMENTE, é mais do dobro de 20). Ainda assim, e apesar do muito dano que nos causou a sua governação, nós, portugueses, conseguimos em 35 anos reduzir praticamente a ZERO a taxa de analfabetos e baixar para cifras irrisórias o nível de mortalidade infantil e de mulheres no parto onde estamos entre os melhores do mundo.
Criar uma rede viária que é das mais avançadas do mundo – em Portugal, sem exceder os limites de velocidade e sem correr risco de vida, fazemos 300 km em duas horas e meia (daria tanto jeito que no Brasil também fosse assim!).

Melhorar muito o nível de vida das pessoas, promovendo salários e condições de trabalho condignos. Temos ainda muito para fazer nesta matéria, mas já não temos pessoas fechadas em elevadores, cuja função é apenas carregar no botão do andar pretendido – cada um de nós sabe como fazê-lo e aproveitamos as pessoas para trabalhos mais estimulantes e úteis; também já não temos trabalhadores agrícolas em regime de escravatura – cada pessoa aqui tem um salário, não trabalha a troco de um prato de comida.

Colocar-nos na vanguarda mundial das energias renováveis, menos poluentes, mais preservadoras do planeta; enquanto uns continuam a escavar petróleo, nós estamos a instalar o maior parque de energia eólica do mundo (é a energia produzida a partir do vento).

Poderia também explicar-lhe quem foi Camões, Fernando Pessoa, etc., cujos túmulos viu no Mosteiro dos Jerónimos, mas eles merecem muito mais.

Ah!, já agora, deixe-me dizer-lhe também que num ponto estou muito de acordo consigo: temos muito pouco sentido de humor. É verdade. Não acharíamos graça nenhuma se tivéssemos deputados a receber mesada para votarem num certo sentido, não nos divertiria muito se encontrassem dirigentes políticos com dinheiro na cueca, não nos faria rir ter senadores a construir palácios megalómanos à conta de sobre-facturação do Estado, não encontramos piada quando os políticos favorecem familiares e usam o seu poder em benefício próprio. Ficaríamos, pelo contrário, tão furiosos, que os colocaríamos na cadeia. Veja só – quanta falta de humor. Mas, pelo contrário, fazem-me rir as sessões plenárias do senado brasileiro. Aqui em Portugal , e estou certa que em toda a Europa, tal daria um excelente programa de humor.

Que estranho, não é?

Para terminar só uma sugestão: deixe o humor para quem no Brasil o sabe fazer com competência (e há humoristas muito bons no Brasil). Como alternativa, não sei o que lhe sugerir, porque ainda não a vi fazer nada que verdadeiramente me indicasse talento...

Peço desculpa por não poder contribuir.

Mafalda Carvalho
Professora Doutora da Universidade de Coimbra

Um comentário:

  1. Natascha Cohen Moreiraquinta-feira, 04 fevereiro, 2010

    Lamentável que pessoas que deveriam servir como formadores de opnião usam o veículo de informação para nos expor ao ridículo.
    A pessoa Maitê Proença, como já foi relatado, passou por experiências que deveriam excluí-la deste tipo de comportamento constragedor.

    ResponderExcluir

Mercure Prinz Joinville-Santa Catarina

Mercure Prinz Joinville-Santa Catarina
Rua Otto Boehm, 525 - Centro

Assine o manifesto. Vamos punir os pilotos fugitivos.

A MORTE LENTA

A MORTE LENTA
Assista aqui o video sobre a idiotice de fumar!
Kibe Loco

Dia a Dia

View My Stats

O OLHO DA DEMOCRACIA

O OLHO DA DEMOCRACIA
Do grego (demo=povo e kracia=governo) Governo do Povo

Previsão do Tempo

Gustavo Fruet - Entrevista do Blog Portal de Guaratuba

Gustavo Fruet - Entrevista do Blog Portal de Guaratuba
Postada no Blog A LUZ

Valdir Higino - entrevista do Blog Carvão Vermelho

Valdir Higino - entrevista do Blog Carvão Vermelho
Postado no Blog A LUZ

Jeferson Moro - Entrevista do Blog Portal de Guaratuba

Jeferson Moro - Entrevista do Blog Portal de Guaratuba
Postado no Blog A LUZ

Lauro Padilha - Entrevista do Blog Portal de Guaratuba

Lauro Padilha - Entrevista do Blog Portal de Guaratuba
Postado no Blog A LUZ
Powered By Blogger

Tempo na cidade das flores

Para aqueles que acham que vivo criticando a Globo!

Para aqueles que acham que vivo criticando a Globo!
Sempre achei a TV Globo, um lobo em pele de cordeiro! Veja porque!

Cidadania Italiana já!

AJUDEM A VIVIANE: QUALQUER DOAÇÃO É BEM VINDA!

AJUDEM A VIVIANE: QUALQUER DOAÇÃO É BEM VINDA!
Banco Itaú - Agencia 6572 - Conta 24717-6

Igreja de São Francisco - Salvador - Bahia

Igreja de São Francisco - Salvador - Bahia
Uma maravilha brasileira de causar inveja à Capela Sistina

Meu perfil

SIGA-ME

SERGIO VIEIRA DE MELLO

SERGIO VIEIRA DE MELLO
Um brasileiro como poucos. Homens que fazem falta ao nosso sofrido Brasil!

Autor: PALMÉRIO DÓRIA

Autor: PALMÉRIO DÓRIA
Depois de ler o livro, dificilmente você acreditará que existe justiça nesse país!

A palavra corajosa

A palavra corajosa
"A corrupção desse país está no DNA" - Deputada Cidinha Campos - Rio de Janeiro

Translate

KLEBER - TRATAMENTO NA CHINA

KLEBER -  TRATAMENTO NA CHINA
Acesse a íntegra dos resultados

Páginas

A hora do carvão!

O Novo ônibus para São Paulo e Rio

O Novo ônibus para São Paulo e Rio
Com as mudanças climáticas, ficou provado que esse veículo é a necessidade número um de São Paulo e do Rio.

Eyil Eyil Lemana Shavaqtani

em homenagem às seguidoras do Blog

AQUI VOCÊ PODE CRIAR O SEU MANEQUIM DIGITAL, FAZENDO TODAS AS EXPERIÊNCIAS POSSÍVEIS EM ROUPAS, SAPATOS E ACESSÓRIOS.

http://looklet.com/

Luciana Gimenez (e sua frase anta-lógica)

Luciana Gimenez (e sua frase anta-lógica)
"Eu agradeço muito a minha mãe por ter me tido"

Arquivo do blog

Proteste já!

Proteste já!

Eles disseram...

" Se você não acorda cedo, nunca conseguirá ver o sol nescendo. Se você não reza, embora Deus esteja sempre perto, você nunca conseguirá notar sua presença". (Paulo Coelho)

"O povo não é soberano nas democracias!" (Gilmar Mendes)

" Aos amigos os benefícios da lei, aos inimigos o rigor da lei".(Autor desconhecido)

''97% da população não acredita nos políticos, e os outros 3% são os políticos." (Autor desconhecido)


'' Os poderosos podem matar uma, duas até três rosas, mas nunca deterão a Primavera." (Che Guevara)



"O maior castigo para aqueles que não se interessam por política é que serão governados pelos que se interessam”. (Arnold Toynbee)

"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto". (Ruy Barbosa)

"Não acredito que o poder tenha mudado as pessoas, que tenham se metamorfoseado ao tocarem os tapetes supostamente sagrados dos palácios. O poder não muda as pessoas, ele as revela." ( Heloísa Helena Lima de Moraes Carvalho )

"Embora hoje o câncer de mama seja uma doença masculina também, né? deve ser consequencia dessas passeatas gays" (Roberto Requião - Governador do Paraná)

"As leis são como teias de aranha, caem nelas os pequenos insetos; os grandes atravessam-nas." (Anacarse)

"Os políticos e as fraldas devem ser trocados frequentemente e pela mesma razão." (Eça de Queiróz)

" O futebol brasileiro está atrelado ao analfabetismo de seu povo" (Thierry Henry - Jogador da Seleção Francesa)


"Esse tal Thierry não tem nem ética e nem moral para se referir aos brasileiros, afinal a atitude vergonhosa de roubar, mostrou bem que tipo de indivíduo ele é" (Daniel MM)



“O analfabetismo de nosso povo, está atrelado ao seu futebol” (Daniel MM)



"O medo é uma cadeia sem grades" (Kleber Luiz C. Moreira)



" O O problema do Brasil é que, quem elege os governantes não é o pessoal que lê jornal, mas quem limpa o rabo com ele!" (Autor desconhecido)


"Uma das virtudes do governo Lula é que ele se dirigiu muito mais ao povo e o povo sentiu mais a política".
(FHC para Revista Isto é)
 
Design by Blog Foitestado | Help Template | For Blogger
Subir