
No domingo durante o circo da F1, pela TV, as inserções eram constantes e cada uma diferente da outra, porém uma coisa tinham em comum, a frase: O cigarro é uma droga e mata. Cigarro pode causar câncer.
Aliás, me despertou a curiosidade em saber por que a TV Globo pode veicular um evento esportivo patrocinado por companhias de cigarros se dentro de nosso país tal situação é proibida?
Sim, o simples fato de apresentar tais propagandas esta ferindo a legislação brasileira. A inserção de frases lembrando a proibição não muda a infração e nem tem efeito suspensivo. Mesmo estando o fato desvinculado à rede de TV, sua tecnologia moderna que consegue manter em cena real os rostos de famosos devidamente retocados pelo photo-shop, pode sem dúvida alguma, manter uma tarja sobre a imagem de propaganda de tabaco apresentada no autódromo ou nos carros da F1.
Essa situação é constantemente vista nas imagens transmitidas pela “Vênus Global” em outros eventos, quando involuntariamente teria que mostrar ao telespectador uma marca de produto não vinculado a ela ou pertencente à outra emissora, sabiamente insere a tarja que me referi.

Por outro lado uma grande polêmica foi gerada pela Ferrari que substituiu a marca Marlboro pelo código de barras em seus carros e macacões de seus pilotos, passando a todos uma mensagem subliminar de seu patrocinador, no que o Brasil e a Rede Globo, ao permitirem as imagens sem proteção, estão também desrespeitando as leis e o povo.
Difícil entender certas situações, no Brasil morrem 200.000 pessoas por ano vitimas de tabagismo, o cigarro contém 5.000 substâncias químicas, sendo que 200 são venenosas e 43 são cancerígenas, o governo gasta somente com o tabagismo passivo 37 milhões por ano com mortes e pensão às viúvas de fumantes. O governo gasta duas vezes mais com o tratamento da saúde dos fumantes do que aquilo que arrecada com os impostos sobre o cigarro, permitir que haja continuidade é atirar no próprio pé.
É de se perguntar por que e a quem interessa essa situação? Sendo uma droga e tão nociva à saúde do povo e o governo não ganha nada, quem está se beneficiando?
(Fotos ilustrativas)
0 comentários:
Postar um comentário