
Era de se esperar, aliás os cariocas fingem que não esperavam, a cidade maravilhosa, reclamada por eles como centro cultural do Brasil e por ter deixado de ser a sede de governo, antecipou-se em chamar para si a sede de eventos globais como Olimpíadas e Copa do Mundo e tudo o mais que aparece por ai, entretanto, não consegue por si só dominar o barões do pó da Vieira Souto e agora quando em guerra contra o tráfico quer ajuda de todo o país.
Longe de todos nós negar ajuda a um estado tão carente de políticas que efetivamente combatam o domínio de quadrilhas organizadas pelos marginais e de leis que possam desmantelar as quadrilhas de comandos políticos que proliferam nas altas esferas administrativas da cidade maravilhosa.
O Cristo com colete e munição na capa de Revista Isto é 2142, espelha a realidade do contingente que leva adiante a defesa dessa ameaça, desarmado que está, pode como todas as guarnições policiais da cidade, ser apenas um mero espectador, quando não um participante que entra em campo derrotado.
Sofrem os menos favorecidos sempre quando as autoridades se postam em “defesa” da sociedade e iniciam suas tentativas de aniquilamento dos “peixes pequenos”, provocando incômodos de alterarem as rotinas de vida somente aos moradores de comunidades, porém sempre deixando, os consumidores de pó, na tranqüilidade de suas intocáveis moradias.
Há muito é sabido que existem caminhos de acesso à movimentação financeira do baronato e é por ai que se chegará à solução de parte do problema, pois tem que se acreditar que é insolúvel, países mais organizados, consumidores também, enfrentam os mesmos problemas quanto a erradicação, e não é pelas ações pontuais de revide que chegaremos a um final e sim pelo controle ético e moral de administradores e pela reformulação da justiça.
Enquanto presidiários estiverem ociosos as prisões lotadas e descontroladas em nada adiantará enviar para lá traficantes presos nessas investidas, pois serão apenas reciclados no crime e voltarão para engrossar e melhorar as ações das quadrilhas.
Ledo engano achar que os traficantes fugiram em debandada, tratava-se apenas de uma retirada estratégica, pois sabem eles que têm proteção e sabem também as autoridades do Rio onde e quem são esses protetores.
Vivemos longe dessa seara e por isso mesmo podemos dizer que estamos cansados dessas falácias de políticos cariocas toda vez que os traficantes tomam de assalto e promovem badernaços, afinal até nossos bandidos são menos agressivos, pois se fossem radicais e cruéis, muitas mais mortes teriam ocorrido.
Foto ilustrativa.
0 comentários:
Postar um comentário