22 de setembro de 2011
VIVO – A confissão da enganação por escrito! (I)
O presente texto foi extraído da Home Page da Vivo e as considerações são do Bloguaratuba e de nossa responsabilidade e vale para as demais operadoras de serviço de internet móvel TIM, OI, CLARO.
Vivo - Entenda a velocidade de acesso à internet.
Todos os pacotes internet oferecem velocidade máxima de 1 Mbps se você estiver dentro de uma área com cobertura 3G (HSPA). Essa é a velocidade máxima do serviço, e que pode variar dependendo das condições do local em que a internet está sendo acessada. A cada conexão uma velocidade diferente é atingida devido as condições encontradas na rede no momento.
O funcionamento do serviço de internet móvel é similar ao de uma ligação feita do seu telefone celular. Assim como uma ligação pode sofrer, em alguns momentos, falhas e interferências eventuais, o sinal de acesso à internet também pode oscilar. Assim, a velocidade média atingida pode ser inferior à máxima de 1Mbps.
Blog: Entendemos que a velocidade máxima oferecida pode sofrer variações, entretanto, pelo que vemos a variação sempre é para menos (contra o usuário) nunca a favor dele. Se você acessar (como eu faço) sempre do mesmo local com o sinal WCDMA máximo, a velocidade somente sofre declínio quando em horários e momentos de pico nos acessos, à noite, finais de semana, quando aumentam os usuários conectados.
Veja o que pode ocasionar variações de velocidade:
Vivo - Equipamento utilizado para a conexão, inclusive o modelo do seu modem.
Blog- O equipamento adquirido para utilização foi fornecido pela empresa Vivo, não sabemos como isso pode ocasionar variações de velocidade, se for, a empresa deve corrigi-lo imediatamente ou fornecer um modem de modelo capaz de suportar eventuais variações e continue mantendo a velocidade.
Vivo - Região em que você está utilizando o serviço, levando em conta a rede e as condições climáticas.
Blog- Em nenhum momento nos é informado que a região de utilização depende da rede, que rede? Onde conseguir informações sobre a capacidade da rede antes de adquirir o serviço? Por que as lojas Vivo não informam o volume de tráfego da rede antes de venderem o serviço?
Vivo - Sinal no local da conexão. Em uma região montanhosa, por exemplo, o sinal pode ser mais fraco.
Blog – Estando próximo a antena de transmissão de sinal, e estando este em seu máximo, qual o motivo das variações de velocidade?
Vivo - Tráfego que você gera na rede. Quanto maior o volume de dados, maior a oscilação.
Blog – Acredito que para se ter a velocidade oferecida e cobrada pela operadora, não deveremos gerar nenhum volume de dados, significa que quanto mais utilizamos e mais gente utiliza menos velocidade, ou seja, eles não têm suporte para manter o serviço oferecido a todos usuários contratados, reduzem a velocidade indiscriminadamente e inventam desculpas como as citadas na presente.
Vivo - Quantidade de acessos simultâneos na mesma antena de rede, ou seja, quantas pessoas estão utilizando o serviço ao mesmo tempo que você.
Blog – A confissão do que nos referimos acima, ou seja: Oferecem o serviço como as empresas aéreas fazem o overbooking, (vendem mais passagens que a capacidade de assentos do avião) as operadoras continuam contratando mais usuários que a capacidade de fornecer o serviço, que é uma atitude desonesta e ilegal, pois desrespeita o direito do consumidor.
Vivo - Se você está parado ou em movimento. Em movimento, a chance de oscilação é bem maior.
Blog – É a única afirmação coerente. (Aqui no Brasil)
Vivo - Por que é necessário reduzir a velocidade?
A oscilação de velocidade da internet pode ocorrer por diversos fatores externos que impactam a performance do sinal. A redução de velocidade é um procedimento adotado pelas operadoras para garantir um bom serviço para todos os usuários.
Blog – É uma grande mentira, a redução de velocidade é a confissão de incapacidade e a prova do péssimo serviço prestado.
Vivo - A expansão do serviço de internet móvel ainda encontra limitações, principalmente na evolução da tecnologia e no limite de espectro disponível para aumentar a capacidade de prestação do serviço. A faixa de espectro liberada atualmente para a Vivo possui um limite físico que, para ser ampliado, não depende apenas dos investimentos realizados pela operadora. Quando o limite é atingido, não há como aumentar ainda mais a capacidade de tráfego.
Blog – Grande inverdade, o limite físico alegado chama-se investimento e aquisição de tecnologia (a mesma da Europa e USA), uma internet ruim e cara como a nossa, tem propiciado às operadoras grandes lucros e a manutenção de serviços insatisfatórios, haja vista, serem as primeiras no ranking de reclamação junto ao PROCON.
Leia também: Internet no Brasil: Uma carroça cara e vagarosa!
Foto ilustrativa
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