2 de dezembro de 2009

Democracia: voto obrigatório ou facultativo?

Quando se discute o voto obrigatório, uma excrescência constitucional, fala-se que o eleitor não tem discernimento do valor do voto dele e a obrigatoriedade ainda é uma das formas de aprimorar o voto e conscientizar o eleitor a votar bem e a não vender o seu voto.

O jornalista Alexandre Garcia, em um debate sobre voto obrigatório disse: “o Brasil, por meio do voto eletrônico, dispõe do mais perfeito instrumento eleitoral, mas também existe o lado imperfeito, o eleitor.” Disse ainda que é a favor do voto obrigatório, porque o facultativo exige do eleitor, capacidade de julgamento e de discernimento. Ainda ele, se não temos uma boa educação e estamos perdendo essa batalha, sem investimento em educação não há mudança que resolva, afirmou.
    
Ora, um tanto antagônica a postura, afinal se não temos capacidade de julgamento, porque votamos, ainda, se a batalha pela educação está perdida, não poderemos ter mudanças, e, o voto sendo obrigatório onde nossa participação é votar mesmo em quem não escolhemos, jamais seremos bem representados para promovermos as mudanças que necessitamos para termos capacidade de julgamento e discernimento.Isso é um fato!

Segundo pesquisa elaborada em 1995, pelo instituto Vox Populi, 67% dos consultados opinaram favoravelmente à adoção do voto facultativo e, um dado mais relevante, 60% dos entrevistados votariam mesmo o voto sendo facultativo, temos ai a idéia que o voto facultativo nos leve ao avanço da democracia, talvez sim, porém nada garante isso.

      Entretanto o voto obrigatório cria uma confortável situação para os partidos políticos que tem eleitores cativos e teimam em acreditar que o eleitor não está preparado para decidir se vota ou não, o que acreditamos que ocorrerá quando o mesmo vir-se diante de uma lista de candidatos corruptos, processados ou inidôneos, deixando-o sem escolhas, isso sim, virá aprimorar o sistema democrático de eleições e fará com que as reformas eleitorais comecem pela moral e a ética.

      É importante o registro que o voto facultativo é característica das principais democracias representativas. O autoritarismo político tem muito a ver com o voto obrigatório, que é o caso brasileiro. O exercício da cidadania é um direito do cidadão na democracia e escolher seus representantes, não pode ser apenas o ato de votar nos escolhidos pelos partidos, onde essas escolhas nem sempre se pautam pelos rigores de honestidade e moral e sim, participar no processo dessa escolha.

      A infantilização no tratamento do eleitor, constrangendo-o e incomodando-o quando deixa de comparecer à votação, aplicando-lhes multas ridículas e inócuas, parece transcender a postura cívica e enveredar para os caminhos de leve punição, tal qual um pai de conduta duvidosa querer aplicar ao filho um corretivo que ele também mereceria. É sabido pelos senhores das leis que o erro não consiste no voto obrigatório ou facultativo e sim no sistema eleitoral brasileiro e suas regras constantemente alteradas em benefício de políticos ou partidos.

      Pesquisas de opinião demonstram que praticamente 70% da população brasileira apóiam o voto facultativo e repudia o voto obrigatório, então somos milhões exigindo nosso direito, querendo nos ver livres para decidir se votamos ou não, longe de paternalismos governamentais cujos beneficiários acham que somente por ser obrigatório o cidadão comparece, com exceção do PV que é o único a contemplar o assunto em seu programa.
     
Como defensor do voto facultativo ressalto uma de muitas qualidades, com certeza haverá muito mais liberdade para que o país, estados e municípios façam referendos e plebiscitos, consultando a população para decidir sobre assuntos de seu interesse, como ocorre, por exemplo, na Suíça, onde o voto não é obrigatório. Por outro lado, dizer que países como Austrália, Bélgica e Itália que tem em sua legislação a obrigatoriedade do voto por isso são estáveis em suas instituições democráticas, também não condiz com nossos anseios, pois esses países não têm o emporcalhamento político-partidário que vigora no Brasil.
   

Finalmente temos a participação complacente e interesseira da mídia televisiva, pois beneficiária que é do “horário gratuito”, que na realidade é pago por todos os brasileiros, via impostos, os que votam ou não, essa mesma mídia que tem estado presente apoiando e divulgando campanhas de direito democrático do voto, onde o eleitor é coagido a votar mesmo acreditando que o faz livremente.
   

A prova cabal do regime político ditatorial no Brasil é a obrigatoriedade de apresentar os programas políticos na TV, apenas a TV aberta, pois a por assinatura foge a regra para não expor as classes mais abastadas ao enfadonho ridículo de assistirem a apresentação do circo protagonizado por palhaços, na maioria das vezes analfabetos, enquanto os cidadãos menos favorecidos, estimulados pelas campanhas, assistem, se enchem de civismo e sonham que são livres.

“O voto obrigatório faz com que tenhamos mais quantidade de votos, não qualidade”.

Texto Daniel MM - Fotos ilustrativas

0 comentários:

Postar um comentário

Mercure Prinz Joinville-Santa Catarina

Mercure Prinz Joinville-Santa Catarina
Rua Otto Boehm, 525 - Centro

Assine o manifesto. Vamos punir os pilotos fugitivos.

A MORTE LENTA

A MORTE LENTA
Assista aqui o video sobre a idiotice de fumar!
Kibe Loco

Dia a Dia

View My Stats

O OLHO DA DEMOCRACIA

O OLHO DA DEMOCRACIA
Do grego (demo=povo e kracia=governo) Governo do Povo

Previsão do Tempo

Gustavo Fruet - Entrevista do Blog Portal de Guaratuba

Gustavo Fruet - Entrevista do Blog Portal de Guaratuba
Postada no Blog A LUZ

Valdir Higino - entrevista do Blog Carvão Vermelho

Valdir Higino - entrevista do Blog Carvão Vermelho
Postado no Blog A LUZ

Jeferson Moro - Entrevista do Blog Portal de Guaratuba

Jeferson Moro - Entrevista do Blog Portal de Guaratuba
Postado no Blog A LUZ

Lauro Padilha - Entrevista do Blog Portal de Guaratuba

Lauro Padilha - Entrevista do Blog Portal de Guaratuba
Postado no Blog A LUZ
Powered By Blogger

Tempo na cidade das flores

Para aqueles que acham que vivo criticando a Globo!

Para aqueles que acham que vivo criticando a Globo!
Sempre achei a TV Globo, um lobo em pele de cordeiro! Veja porque!

Cidadania Italiana já!

AJUDEM A VIVIANE: QUALQUER DOAÇÃO É BEM VINDA!

AJUDEM A VIVIANE: QUALQUER DOAÇÃO É BEM VINDA!
Banco Itaú - Agencia 6572 - Conta 24717-6

Igreja de São Francisco - Salvador - Bahia

Igreja de São Francisco - Salvador - Bahia
Uma maravilha brasileira de causar inveja à Capela Sistina

Meu perfil

SIGA-ME

SERGIO VIEIRA DE MELLO

SERGIO VIEIRA DE MELLO
Um brasileiro como poucos. Homens que fazem falta ao nosso sofrido Brasil!

Autor: PALMÉRIO DÓRIA

Autor: PALMÉRIO DÓRIA
Depois de ler o livro, dificilmente você acreditará que existe justiça nesse país!

A palavra corajosa

A palavra corajosa
"A corrupção desse país está no DNA" - Deputada Cidinha Campos - Rio de Janeiro

Translate

KLEBER - TRATAMENTO NA CHINA

KLEBER -  TRATAMENTO NA CHINA
Acesse a íntegra dos resultados

Páginas

A hora do carvão!

O Novo ônibus para São Paulo e Rio

O Novo ônibus para São Paulo e Rio
Com as mudanças climáticas, ficou provado que esse veículo é a necessidade número um de São Paulo e do Rio.

Eyil Eyil Lemana Shavaqtani

em homenagem às seguidoras do Blog

AQUI VOCÊ PODE CRIAR O SEU MANEQUIM DIGITAL, FAZENDO TODAS AS EXPERIÊNCIAS POSSÍVEIS EM ROUPAS, SAPATOS E ACESSÓRIOS.

http://looklet.com/

Luciana Gimenez (e sua frase anta-lógica)

Luciana Gimenez (e sua frase anta-lógica)
"Eu agradeço muito a minha mãe por ter me tido"

Arquivo do blog

Proteste já!

Proteste já!

Eles disseram...

" Se você não acorda cedo, nunca conseguirá ver o sol nescendo. Se você não reza, embora Deus esteja sempre perto, você nunca conseguirá notar sua presença". (Paulo Coelho)

"O povo não é soberano nas democracias!" (Gilmar Mendes)

" Aos amigos os benefícios da lei, aos inimigos o rigor da lei".(Autor desconhecido)

''97% da população não acredita nos políticos, e os outros 3% são os políticos." (Autor desconhecido)


'' Os poderosos podem matar uma, duas até três rosas, mas nunca deterão a Primavera." (Che Guevara)



"O maior castigo para aqueles que não se interessam por política é que serão governados pelos que se interessam”. (Arnold Toynbee)

"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto". (Ruy Barbosa)

"Não acredito que o poder tenha mudado as pessoas, que tenham se metamorfoseado ao tocarem os tapetes supostamente sagrados dos palácios. O poder não muda as pessoas, ele as revela." ( Heloísa Helena Lima de Moraes Carvalho )

"Embora hoje o câncer de mama seja uma doença masculina também, né? deve ser consequencia dessas passeatas gays" (Roberto Requião - Governador do Paraná)

"As leis são como teias de aranha, caem nelas os pequenos insetos; os grandes atravessam-nas." (Anacarse)

"Os políticos e as fraldas devem ser trocados frequentemente e pela mesma razão." (Eça de Queiróz)

" O futebol brasileiro está atrelado ao analfabetismo de seu povo" (Thierry Henry - Jogador da Seleção Francesa)


"Esse tal Thierry não tem nem ética e nem moral para se referir aos brasileiros, afinal a atitude vergonhosa de roubar, mostrou bem que tipo de indivíduo ele é" (Daniel MM)



“O analfabetismo de nosso povo, está atrelado ao seu futebol” (Daniel MM)



"O medo é uma cadeia sem grades" (Kleber Luiz C. Moreira)



" O O problema do Brasil é que, quem elege os governantes não é o pessoal que lê jornal, mas quem limpa o rabo com ele!" (Autor desconhecido)


"Uma das virtudes do governo Lula é que ele se dirigiu muito mais ao povo e o povo sentiu mais a política".
(FHC para Revista Isto é)
 
Design by Blog Foitestado | Help Template | For Blogger
Subir