“Enquanto políticos brasileiros estiverem aliados aos banqueiros e deles recebendo vultosas somas em suas campanhas políticas, inclusive para presidente, jamais teremos um sistema financeiro voltado aos anseios da população e um tratamento respeitoso e digno.” (Daniel MM)
(Transcrito)
Há cerca de um mês eu entrei em um Banco para fazer um pagamento e, quando vi o tamanho da fila, pensei: 'Vou ficar horas aqui dentro'.
Foi quando me lembrei da lei que entrou em vigor no Brasil, que regula o tempo máximo de espera em fila bancária. Salvo engano, são 20 (vinte) minutos em d ias normais, e 30 (trinta) em dias de pagamento de pensionistas do INSS.
Assim sendo, solicitei a um funcionário a senha com o horário de entrada na fila, pois se o tempo excedesse, eu encaminharia o papelucho para a prefeitura multar o banco.
Entrei na fila, e notei que de repente aquele som que sinaliza caixa desocupado, começou a tocar com maior freqüência, e a fila foi diminuindo rapidamente.
Quando cheguei ao caixa, ele solicitou a senha para autenticar, e eu fiquei intrigado. No meio de tantos clientes, como ele sabia que a senha estava comigo?
Examinei então os dois horários, entrada e saída e constatei que foram 17 minutos de fila. Eu esperava ficar mais de uma hora. Percebi que quando eu pedi a senha, o gerente colocou mais caixas e o atendimento fluiu rapidamente.
Hoje, fui novamente ao mesmo banco e dei de cara com a mesma fila imensa. Não tive dúvida. Procurei um funcionário e pedi a senha. Ele, fazendo cara de bobo, perguntou: - Que senha? Não tem senha. Entre na fila.
Eu insisti - Ele disse que não sabia de senha alguma...
Procurei os caixas e notei uma plaquetinha discreta que dizia: 'Se necessitar senha, solicite ao caixa.Pedi a senha ao caixa, e ele fez outra cara de bobo e disse: 'Que senha?'
Parece que os funcionários já estão treinados a não fornecer a senha. Então eu exigi: 'A senha que diz o horário que eu entrei na fila. É lei!
Tudo se repetiu, porém, após a autenticação da senha, ele se virou para uma senhora que circulava por trás dos caixas, com aparência de ser a gerente, e em resposta à pergunta dela de - E aí? Tudo bem?- O caixa responde: 'Beleza'.
Matei a charada! 'Beleza' foi a constatação.
Fui atendido em 14 (quatorze) minutos.E a gerente então deu um sinal que eu entendi que seria para alguns dos caixas voltarem para os locais de onde foram retirados para atender ao público.
MORAL DA HISTÓRIA: Existe sim um número de funcionários nos bancos, suficientes para atender dignamente o público, porém eles são desviados para outras funções mais lucrativas, tais como vender seguro por telefone, enquanto os idiotas dos clientes ficam na fila.Eu não fico mais.
Cada vez que entrar em um banco, exija sua senha com o horário. Vamos lutar por esse direito obtido.
MORAL DA HISTÓRIA: Existe sim um número de funcionários nos bancos, suficientes para atender dignamente o público, porém eles são desviados para outras funções mais lucrativas, tais como vender seguro por telefone, enquanto os idiotas dos clientes ficam na fila.Eu não fico mais.
É muito bom saber essas coisas, quando for a um banco vou observar isso, vou pouco apesar de ter varias contas, varias contas em atraso para pagar.
ResponderExcluirParece que os bancos sentem-se na obrigação de formar filas grandes, principalmente bancos do setor publico, quanto tempo roubado das pessoas.